Antigamente um passageiro em vôo internacional podia despachar apenas uma mala, gratuitamente. Hoje esse limite é de duas malas, com peso máximo de 32 kg cada uma e dimensões máximas de 158 cm (62 polegadas) cada.

O Sistema Por Peça (Piece Concept) independe da casse da passagem (Econômica, Executiva, Primeira) e é aplicada igualmente para adultos e crianças para e de destinos como Estados Unidos/ Canadá, entre América do Sul e Europa/ Oriente Médio/ África do Sul; entre o continente americano (área 1) e o continente asiático via pacífico.

Todavia, é muito importante lembrar que mesmo você fazendo um vôo internacional, se voar internamente (domesticamente) por países para onde for, estará sujeito às regras de vôos domésticos para efeito de franquia de bagagem. Isso quer dizer que vc pode carregar duas malas, das mesmas dimensões, porém com 23 kg cada uma, apenas.

Programe-se para não exceder esse peso/volume em vôos domésticos, caso contrário pagará por excesso nos vôos internos.

Outra dica importante é não exceder o peso máximo por mala, isto é, não aianta carregar uma com 42 kg e outra com 22 porque o peso total permitido (64 kg) não é a soma dos dois volumes, mas sim o máximo permitido por volume. Distribua bem sua bagagem entre as malas e lembre-se de retirar “peso-morto”, como embalagens, shampoo e sabonete, etc. Livre-se de tudo o que não for necessário na hora de arrumar sua mala. Posos garantir que é um exercício gostoso vc radicalizar, como se estivesse tentando bater um record eliminando coisas absolutamente desnecessárias.

Despachar bagagem pode sair mais barato, mas aos custos devem-se somar os gastos com despachante aduaneiro, armazenagem e liberação na alfândega. E sua bagagem será despachada em avião de carga.

No entanto você pode despachar quantas malas quiser, pagando por isso, evidentemente, ao custo de US$ 75 a US$ 100 por cada mala de até 32 kg cada uma, igualmente dentro das dimensões permitidas (158 centímetros cúbicos).

Nenhum pacote ou caixa poderá ser despachado como bagagem, salvo se estiver dentro de uma mala. Assim, se vc adquirir qualquer aparelho eletro-doméstico ou eletrônico, compre uma mala de baixa qualidade (do tipo daquelas de muambeiros do Paraguai) e ponha nela os produtos devidamente protegidos. Estando dentro das dimensões e peso estabelecidos, nenhum problema.

Recomendo consultar os sites das Cias. aéreas no capítulo “Bagagem”. Lá você ficará a par de tudo o que é permitido, as regras e as dicas para evitar transtornos e despesas adicionais.

Bagagem de mão ->

Estas dicas foram tiradas do site: FATOS E FOTOS de viagens de Arnaldo Interata
(Dicas, relatos, fotos, roteiros, links, etc...)